Assur (em hebraico: אַשּׁוּר; romaniz.: Ásh-hur; possivelmente: Negrume) é um personagem da tradição hebraica presente nos textos Antigo Testamento da Bíblia, mencionado no livro de Gênesis como o segundo filho de Sem e neto de Noé. A palavra hebraica é traduzida tanto Assur como Assíria ou Assírios. Segundo a cultura hebraica também seria o ancestral dos assírios.
Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Livro de Gênesis capítulo 10 verso 22
E os filhos de Sem foram Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã, e construíram cidades e chamou os nomes de
todas as suas cidades segundo seus nomes. Livro De Jasher - Capítulo 10 Verso 31.
Filho de Sem e Sedeqetelebab, neto de Noé e Enzara e fundador da Cidade de Assur.
Segundo o Livro dos Justos (Jasher), os filhos de Assur foram Mirus e Mokil. Entretanto a Nínive, também conhecida como Nin Sun, tem sua ascendência associada a Assur.
Embora os textos da literatura hebraica não mencionem o nome da esposa de Assur, não é incomum usarem do nome Ishtar para menciona-la. Isso se deve ao fato de que na mitologia assíria, que é fruto da mitologia mesopotâmica, o deus Assur tem como esposa a deusa Ishtar. Na tradição hebraica a esposa de Ashur seria uma descendente de Noé e Enzara. Isso reforça a hipótese dela ser uma das filhas de Jafé ou de Cam, porem não podemos ignorar a possibilidade dela se irmã de Ashur ou até mesmo neta de Shem.
Curiosidade sobre Ishtar: Ela é venerada entrem os filhos de Shem, entre os filhos de Kham e conhecida entre os filhos de Yaphet. As representações semitas dela lembras as gravuras camitas das filhas de Kham.
E os filhos de Ashar foram Mirus e Mokil, e os filhos de Arfaxade foram Shelach, Anar e Ashcol.
Livro de Jasher - Capítulo 7 Verso 16
Nimrod, filho de Cuxe e neto de Cam, provavelmente casou-se com Nínive. Nimrod foi o primeiro imperador da terra que se levantou na linhagem de Noé após o dilúvio. Durante o governo dele foram edificadas as cidades de Nínive, Reobote-Ir, Calá e Resen. Essa conexão fez dos kushitas de Nimrod a descendência de Assur.

E este será a nossa paz; quando a Assíria vier à nossa terra, e quando pisar em nossos palácios, levantaremos contra ela sete pastores e oito príncipes dentre os homens. Esses consumirão a terra da Assíria à espada, e a terra de Ninrode nas suas entradas. Assim nos livrará da Assíria, quando vier à nossa terra, e quando calcar os nossos termos. Livro de Miquéias Capítulo 5 Versos 5-6
De Assur se originou a Civilização Assíria.
E Ashur filho de Sem, e sua descendência saíram de sua casa nessa época, em grande número de vidas, e foram para uma terra distante que eles encontraram, e eles se instalaram num vale muito extenso, na terra para onde eles foram, e construíram quatro cidades, e eles as chamaram pelos seus próprios nomes e ocorrências. E estes são os nomes das cidades que os filhos de Ashur construíram, Nínive, Resen, Calach e Rehobother, e os filhos de Ashur habitam ali até hoje. Livro De Jasher - Capítulo 10 Versos 32-33.
E no segundo ano após a torre, um homem da casa de Ashur, cujo nome era Bela, veio à terra de Nínive com a sua família, procurando onde pudessem encontrar um lugar para peregrinar e, chegando diante das cidades da
planície de Sodoma, eles habitaram lá. E o homem levantou-se e construiu ali uma pequena cidade, e chamou o seu nome Bela, segundo o seu nome; que é a terra de Zoar até este dia. Livro De Jasher - Capítulo 10 Versos 35-36
A Civilização Assíria, também chamada Império Assírio, foi um reino mesopotâmico e um império do Antigo Oriente Próximo e do Levante. Existiu como um Estado talvez desde o século XXV a.C. (na forma da cidade-Estado de Assur) até seu colapso entre 612 e 609 a.C. — abrangendo os períodos do início ao meio da Idade do Bronze até o final da Idade do Ferro. Desde o final do século VII a.C. (quando o Império Neoassírio caiu) até meados do século VII, ele sobreviveu como uma entidade geopolítica, em sua maioria governada por potências estrangeiras, como o Império Parta e o Império Sassânida entre meados do século II a.C. e final do século III d.C., a parte final do período em que a Mesopotâmia se tornou um importante centro do cristianismo sírio e o local de nascimento da Igreja do Oriente.

Os povos assírios estão entre os mais proeminentes daqueles que floresceram na Antiga Mesopotâmia, isto é, na região situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se encontram Iraque e Síria. O império dos assírios tomou enormes proporções, ocupando muitos territórios do Oriente Médio, Nordeste da África e da Ásia Menor.
A civilização assíria começou a se desenvolver na região mesopotâmica conhecida como Planalto de Assur, situado no Norte, às margens do rio Tigre. Muitos dos centros urbanos construídos pelos assírios são, hoje, redutos de grande valor histórico e arqueológico. Cidades como Nínive, Assur e Nimrod estão entre esses centros.
Mitologia Assíria
Na mitologia assíria, Assur é o deus guardião da cidade de Assur, elevado mais tarde a deus nacional da Assíria. Ou seja os assírios cultuavam seu ancestral Assur como um Alahim (deus, filho do céu). Ele tomou o lugar do deus Enlil sendo posteriormente identificado com Ansar. Era o deus do Sol e da condução da guerra. Foi representado com um Disco Alado do Sol (semelhante Horbehutet e ao Faravahar), portando um arco. Havia se casado com Ninlil, após Enlil ser substituído por Marduque para ser o deus principal no sul, e gerou a Ninurta e Zababa.
Ishtar para os semitas orientais, o nome de Astarte (ou Afrodite) foi também dado pelos Gregos a esta divindade. Era equivalente à deusa do Céu Inanna da Suméria, filha de Nanna e Ningal e irmã de Utu. Tinha uma infinidade de nomes que dependiam dos povos que a veneravam como Ashratum na Babilónia, Ishhara, Irnini, e Astarteia e Astoreth na mitologia da Mesopotâmia. Asherah, Ashtaroth ou Ashtoreth é a deusa do amor, das plantas e da fertilidade de Canaã, sendo associada aos oceanos e à Lua.
Kommentare