Arpachade ou Arfaxade é uma personalidade bíblica presente no livro de Gênesis. Segundo os textos da tradição hebraica ele é considerado o terceiro filho de Sem. Integrante da primeira geração pós diluviana. Seu pai foi Sem e sua mãe foi Sedeqetelebab, seus avós foram Noé e Enzara, seus irmãos foram Elão, Assur, Medea, Lude e Aram. Arfaxade também é mencionado na genealogia de Abraão, o hebreu.
No vigésimo nono jubileu, no início da primeira semana, Arfaxade tomou para si uma esposa e seu nome era Rasueyah, a filha de Susan, filha de Elam, e ela deu a luz a um filho no terceiro ano desta semana, e ele o chamou Cainã. Livro dos Jubileus capítulo 8 verso 1.
E os filhos de Ashar foram Mirus e Mokil, e os filhos de Arfaxade foram Shelach, Anar e Ashcol.
Livro de Jasher - Capítulo 7:16
E no décimo terceiro jubileu, na segunda semana, no primeiro ano, ele [Cainã] tomou para si uma esposa e o nome dela era Melca, a filha de Madai, filho de Jafé, e no quarto ano ele gerou um filho, e o chamou pelo nome de Shelá; porque ele disse: "Verdadeiramente eu fui enviado." [E no quarto ano ele nasceu], e Shelá cresceu e tomou para si uma esposa, e seu nome era Muak, a filha de Kesed, irmão de seu pai, no trigésimo primeiro jubileu, na quinta semana, no primeiro ano.
Fragmentos do Livro dos Jubileus - Capitulo 8:5-6
Levando em consideração os livros de Jasher e Jubileu podemos considerar que Arfaxade gerou quatro ou cinco filhos. Seus nomes foram Cainã, Anar, Ashcol, Kesed e Shelach (que muito provavelmente foi neto de Arfaxade).
Territórios herdados por Arfaxade.
E para Arfaxade foi sorteado a quarta porção: Toda a terra da região dos Chaldees a leste do Eufrates, margeando o Mar Vermelho, e todas as águas do deserto próximo a língua do mar que aponta para o Egito, toda a terra do Líbano e Sanir e Amana até as margens do Eufrates. Livro dos Jubileus - Cap. 9:4
Civilizações de Arfaxade
Arfaxade formou um clã de nômades que viviam de forma tribal como criadores de gado, caçadores e coletores. Mais tarde esse clã foi crescendo ao ponto de formar aldeias que mais tarde originaram cidades. Muitos dos descendentes dele foram incorporados nas cortes e exércitos dos povos da terra.
Cainã foi o filho de Arfaxade que mais se destacou ao longo da história. Foi ele quem encontrou uma escritura esculpida em rocha pelas antigas gerações, a geração pré-diluviana. Nessa escritura estava contido o conhecimento dos Guardiões, que são os Elohim ou Allahim (Filhos do Céu). E foi por meio dela que os arfaxaditas dominaram os sinais celestiais observando os presságios do sol, da lua e das estrelas.
Na Tábua das Nações podemos encontrar Arfaxade como ancestral dos caldeus. Sabemos que Abraão tem em sua genealogia a presença de Arfaxade como seu antepassado, e temos conhecimento de Abraão é o progenitor de muitos povos hebreus. Vamos entender como os hebreus se originaram dos caldeus e quais povos vieram deles.
O primeiro império pós-diluviano foi o de Nimrod, o cuxita. Ele governou sobre toda a linhagem de Noé, sobre os folhos de Shem, sobre os filhos de Kham e sobre os filhos de Yahphet. E as nações que se opuseram ao seu domínio foram entregues por Yahu dos Exércitos em suas mãos. Nimrod adquiriu o poder e a fama diante dos homens e mulheres, assim como o favor de Yahu pelo fato de ter sido o primeiro a desafiar e lutar contra a nova geração de gigantes que havia sobrevivido ao diluvio.
Com efeito ele formou um poderoso império, e os caldeus tinham lugares de destaque em seu governo. Como exemplo podemos citar o caldeu Terá, filho de Naor, que era o príncipe dos exércitos de Nimrod e muito estimado pelo imperador. Os caldeus também compunham a comitiva de sábios e também foram responsáveis pela difusão, junto a Nimrod, do culto aos ídolos.
Com o enfraquecimento do império de Nimrod, devido às transgressões das leis de Yahu, o clã caldeu de Terá se desloca em direção ao reino de Mitzraim que ficava nas margens do Nilo. Quando os caldeus chegam nos territórios ocupados pelos filhos de Canaã eles passam a ser chamados de Hebreus, por serem caldeus exilados da caldeia. Dentre eles o mais famoso foi o hebreu Abraão, filho de Terá.
Abraão juntamente com seu irmão e sobrinhos se misturam com os povos da terra dando origem à novas nações. Abraão tinha dois irmãos mais velhos Haram e Naor. De Haram gerou a Lot, Milca e Sarai. De Lot vieram os povos de amom e moabe. De Milca vieram os arameus. Mas Sarai se casou com Abrão, mais tarde ela passou a se chamar Sara e ele Abraão, e deles vieram os edomitas e os israelitas.
Abraão se juntou a Hagar, princesa egípcia de Mitzraim, e gerou aos ismaelitas, que são hebreus egípcios. Após a morte de Sara e de Hagar ele se casou com cananéia Quetura. Deles nasceram Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá que deram origem aos povos hebreus cananeus que se estabeleceram nas porções.

E Abraão tomou novamente uma esposa em sua velhice, e seu nome era Quetura, da terra de Canaã. E ela deu-lhe Zimran, Jocsã, Medan, Midiã, Isbaque e Shuach, sendo seis filhos. E os filhos de Zimran foram Abihen, Molich e Narim. E os filhos de Jocsã foram Sebá e Dedã, e os filhos de Medan foram Amida, Joabe, Gochi, Eliseu e Nothach, e os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Chanoch, Abida e Elda. E os filhos de Isbaque foram Makiro, Beyodua e Tator. E os filhos de Shuach foram Bildade, Mamdad, Munan e Meban, todos estes são as famílias dos filhos de Quetura da mulher cananéia que ela deu a Abraão, o Hebreu. Livro de Jasher capítulo 25
E Abraão despediu todos estes, e ele deu-lhes presentes, e eles separaram-se de seu filho Isaac para morarem onde quer que eles encontrassem um lugar. E todos foram para a montanha a leste, e construíram seis cidades em que habitaram até estes dia. Mas os filhos de Sabá e Dedã, filhos de Jocsã, com seus filhos, não habitaram com seus irmãos em suas cidades, e eles viajaram e acamparam nos campos e desertos até este dia.
Livro de Jasher capítulo 25
Segundo a capítulo vinte e cinco do Livro de Jasher os filhos de Midiã, filho de Abraão, foram para o leste da terra de Khushe, e lá encontraram um grande vale no país oriental, e eles permaneceram lá e construíram uma cidade, que é a terra de Midiã até este dia. E ele morava na cidade que ele construiu, ele e seus cinco filhos e tudo que lhe pertence. Mais tarde os filhos de Midiã construíram cidades de acordo com seus nomes e elas foram: Cidade de Efá, Cidade de Efer, Cidade de Chanoch, Cidade de Abida e Cidade de Elda.

Mais tarde os descendentes de Arfaxade que permaneceram na caldeia conseguiram sair das sobras das outras nações e formaram um império. O Império Caldeu, liderado por Nabucodonosor II, que reinou de 605-562 a.C., conquistou Jerusalém e reconstruiu a Babilônia, que havia sido construída para ser a capital do Império Babilônico, o império dos amoritas. Esse fato fez com que o Império Caldeu seja reconhecido como o Segundo Império Babilônico.
Комментарии