top of page
Issacar.jpg

Aram - Filho de Sem

Foto do escritor: Yahshurun - Herança de YahYahshurun - Herança de Yah


ARAM - FILHO DE SHEM
ARAM - FILHO DE SHEM

Aram foi filho caçula de Sem e Sedeqetelebab e um dos netos de Enzara e Noé. Ele foi irmão mais novo de Elam, Assur, Arfaxade e Lude. Ele pertenceu a primeira geração pós-diluviana. Arã é frequentemente associado aos arameus, popularmente conhecidos como sírios.


Pouco se tem de informações sobre Arã, filho de Sem. Nos textos encontram-se variadas menções sobre os arameus. Porém houveram dois personagens de destaque com esse nome. Haram, filho do caldeu Terá e o Haram, filho de Sem. Ambos são semitas e ambos foram progenitores de nações. Isso faz com que identificação e a separação devida dos povos seja muito difícil.

Muito se é mencionado sobre Pada-Harã, sobre o aramaico, sobre o sírio e o desdobrar que a história do povo daquele território protagonizou. Mas encontramos muita dificuldade em determinar a qual Haram eles pertencem. Por esse motivo vamos destacar todos os pontos possíveis.


FILHOS DE ARAM

Os nomes das, filhas, noras e esposa de Aram não foram encontrados. Outro ponto muito importante é que também não se sabe ao certo se todos os nomes das crianças gerados por Aram são de fato masculinos.


Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. E os filhos de Arã são: Uz, Hul, Geter e Más.

Livro de Gênesis cap. 10 verso 22-23



TERRITÓRIO DE ARAM

Durante o sorteio de terras entre os filhos de Sem, Aram tirou por herança as terras entre rios que se estendiam desde as terras de ocupadas polos arfaxaditas, se estendendo pelo fronteira das montanhas dos assírios até a terra de Ararat.


E para Arã foi sorteada a quarta porção, toda a terra da Mesopotâmia entre o rio Tigre e o Eufrates ao norte dos Chaldees até a borda das montanhas de Assur e a terra de Arara.

Livro dos Jubileus cap. 9 verso 5


E os filhos de Aram também foram, e construíram uma cidade, e lhes deram o nome de Uz, cidade após seu irmão mais velho, e eles habitam nela, que é a terra de Uz até este dia. Livro de Jasher cap 10 verso 34


POVO DE ARAM

Os descendentes de Aram se construíram a cidade de Uz na região da Mesopotâmia. Lá habitaram todos os filhos de Aram até o momento da dispersão. Com o tempo os filhos de Aram foram se misturando com os filhos de Jafé, de Cam e de Sem que se encontravam nas proximidades.


UM LÍBIO, UM CANANITA, UM SÍRIO E UM NÚBIO SE CURVANDO DIANTA DO FARAÓ. 18º DINASTIA
UM LÍBIO, UM CANANITA, UM SÍRIO E UM NÚBIO SE CURVANDO DIANTA DO FARAÓ. 18º DINASTIA

Ao sul da terra de Uz estava da terra de Arfaxade habitada pelos seu povo, os caldeus. Parte dos caldeus da linhagem de Ivri conhecidos como hebreus se estabeleceram na terra Aram. Os hebreus da casa de Haram se uniam aos filhos de Aram e formaram um povo.


ARAMEUS REUNIDOS NO DESERTO
ARAMEUS REUNIDOS NO DESERTO

Já ao norte da terras de Uz e ao ocidente da terras de Uz haviam povos das tribos de Jafe que foram se unindo aos filhos de Haram na porção norte para formar um povo e dali partir para outras terras.


Com efeito Aram não gerou uma nação inteiramente sua. Seus descendentes se uniram a outras linhagens compondo diversas nações.


NAÇÃO DA SÍRIA

Os sírios são uma herança compartilhada entre Arfaxade e Haram. O povo da Síria foi composto majoritariamente pelos filhos de Haram, o caldeu e pela descendencia de Aram, o semita.


ANTIGA CIDADE DE DAMASCO
ANTIGA CIDADE DE DAMASCO

Em torno de 90% da ancestralidade dos sírios é oriunda dos povos semitas que habitam a Síria desde tempos imemoriais, como os arameus, assírios e canaanitas. O restante provém das seguintes populações: povos da Anatólia e do sul da Europa (c. 1.000 a.C.), gregos (século IV a.C.) e povos do Cáucaso (domínio otomano).


A influência dos gregos e romanos no povo sírio foi pouca em comparação com as populações que já habitavam o território. No século VII, o Califado Ortodoxo conquistou a Síria e, com isso, grande parte de sua população foi arabizada e se converteu ao Islã. O domínio Império Otomano sobre a Síria por quatro séculos não alterou o caráter árabe dominante da população.


Sírios trazendo embarcações e armas, tumba de Rekhmire. 18º Dinastia, reinado de Tutmés III - início de Amenhotep II. Por Nina de Garis Davies (1881-1965). Metropolitan Museum os Art, New York.
Sírios trazendo embarcações e armas, tumba de Rekhmire. 18º Dinastia, reinado de Tutmés III - início de Amenhotep II. Por Nina de Garis Davies (1881-1965). Metropolitan Museum os Art, New York.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Grande árvore
  • Facebook
  • Youtube
  • Pinterest
  • Instagram
  • Twitter
  • Blog
  • Loja
Grande árvore

Sociedade Histórica Yahshurun | Fundador Yahukhanan Menatseach Immanuyahu Yahudah Yahshurun

bottom of page