Lude (Lud ou Lwd) foi o quarto filho de Sem com Sedeqetelebab e um dos netos de Enzara e Noé. Ele foi irmão mais novo de Elam, Assur e Arfaxade e foi mais velho Aram. Na contagem das gerações ele é incluso na primeira geração pós-diluviana. Popularmente associado ao fundador da Civilização da Lídia.

Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. Livro de Gênesis cap. 10 verso 22
Não se encontra muito sobre Lud, o semita. Sabe-se que ele, assim como muitos de seu tempo, foi governado por Nimrod, o cuxita. O nome de sua esposa, de suas filhas e noras não são mencionados. Muito do que se sabe vem do período da Torre de Babel.
O nome da Esposa de Lud não está registrado na bíblia, nem nos demais textos da tradição hebraica.
Sabemos que duas filhas de Jafé (Yahphet) ocuparam as terras de Shem. Entretanto muitos teólogos atribuem a ocupação das terras de Lud aos descendentes de Sin, filho de Kana'an, filho de Kham. Sabendo disso podemos deixar em aberto a possibilidade de algum filho de Shem ter casado com uma filha de Yahphet ou de Sin, o cananeu.
E estes são os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã, cinco filhos, e os filhos de Elão foram Shushan, Machul e Harmon. E os filhos de Ashar foram Mirus e Mokil, e os filhos de Arfaxade foram Shelach, Anar e Ashcol. E os filhos de Lud foram Petor e Bizayon, e os filhos de Aram foram Uz, Chul, Reunir e Mash. Estes são os filhos de Sem, segundo as suas famílias, e os seus números eram cerca de 300 homens.
Livro de Jasher - Cap. 7 Versos 15 ao 18.
Lude gerou dois filhos segundo o Livro de Jasher, e deles vieram os povos de Lude. Nos textos da tradição hebraica perceberemos a presença de dois personagens de destaque chamados de Lud. O que pode gerar a confusão com o Lude, filho de Mitzra, filho de Cam. Os camitas também ocuparam posições no Saara, no Oriente Médio e em ilhas Mediterrâneo assim como em suas costas.
TERRITÓRIOS OCUPADOS PELOS PÓVOS DE LUD, O SEMITA
Então para qual direção os Ludim (Luditas) semitas foram? E quais terras ocuparam?
Muitos vinculam o reino da Lídia, que se formou na porção ocidental da atual Turquia com os descendentes de Lud, o filho de Sem. Mas com os avanços das pesquisas dos territórios ocupados e colonizados pelos camitas, podemos identificar que as porções de terra na Ásia Menor foram colonizadas por descendentes de Mitzra e Canaã, que são filhos de Cam.

E foi sorteado para Lude a quinta porção: As montanhas de Assur e tudo o que pertence a eles [vai] até alcançar o Grande Mar e até alcançar o leste de Assur, seu irmão. Livro dos Jubileus Cap.: 9:6
Se for levada em consideração a informação presente no Livro de Jubileu os descende do semita Lud se deslocaram para o interior da Ásia em ao "Grande Mar". Sabemos que os semitas herdaram as porções abaixo da Ásia Setentrional. Também sabemos que parte considerável da Ásia Meridional e do Oriente Médio (Iram) foram herdados por Elam, filho de Shem. O que faz com que os territórios da Ásia Central, Estremo Oriente e do Sudeste Asiático possuam maior probabilidade de serem a herança de Lud.
Existe a possibilidade dos luditas terem ocupado terras além do extremo oriente como os territórios da Oceania e da América. Eles estiveram tão afastados geograficamente dos hebreus que muito pouco se foi registrado deles nos texto hebraicos.
Curiosidades sobre Lud:
+ Os descendentes de Lud são geralmente, seguindo Josephus , conectados com vários povos da Anatólia , particularmente Lydia (assírio Luddu ) e seus predecessores, os Luwians ; cf. Afirmação de Heródoto ( Histórias i. 7) de que os lídios receberam o nome de seu rei, Lido (Λυδός). No entanto, a crônica de Hipólito de Roma (c. 234 DC) identifica os descendentes de Lud com os Lazones ou Alazonii (nomes geralmente tomados como variantes dos " Halizones " que Estrabão disse ter vivido ao longo doHalys ), enquanto deriva os lídios do já mencionado Ludim (Lud), filho de Mizraim.
+ O historiador muçulmano do século 10, Ali ibn al-Husayn al-Masudi, escreve em seu livro histórico amplamente aclamado, The Meadows of Gold and Mines of Gems, que Keyumars , o primeiro rei da Pérsia , era filho de Lud, filho de Shem . O historiador muçulmano Muhammad ibn Jarir al-Tabari (c. 915) relata uma tradição de que a esposa de Lud se chamava Shakbah, filha de Jafé , e que ela lhe deu " Faris , Jurjan e as raças da Pérsia".
Comments